Sonho de muitos, desafio de outros, realidade de poucos: manter o quarto organizado. Se todos soubessem o quanto é fácil resolver esse problema, já teriam colocado um projeto em prática: criando um closet no quarto.
Ao contrário do que as pessoas pensam, esse espaço exclusivo para guardar roupas, sapatos e acessórios tem se tornado cada vez mais comum, uma vez que é fácil de montar, tem uma decoração simples e traz muitos benefícios para quem o utiliza diariamente.
Caso você não saiba, existem formas diferentes para criar um closet no quarto. Confira as mais usuais:
Closet à parte
Mais comum, o closet à parte é um espaço anexado ao quarto. Apesar de parecer um cômodo separado, não tem janelas, mas pode conter mobiliário como penteadeira, pufes, sofás e muitos espelhos. Essa comodidade serve para auxiliar na hora de se trocar, que é a finalidade do ambiente.
Closet em L
Dentro do próprio quarto, o closet em L é projetado em um dos cantos do seu dormitório. Como não tem portas, ele acaba somando um pouco as características de um guarda-roupa e uma arara externa.
Closet corredor
Esse tipo de closet fica entre o quarto e o banheiro. Eles são longos e estreitos e costumam ter portas de correr, em vidro. Assim, é possível ampliar o espaço escasso sem prejudicar a área de circulação e a visualização das peças armazenadas.
Quais são as vantagens de se ter um closet no quarto?
Por ser mais prático e liberar o quarto para que sua função seja única e exclusivamente de dormitório, o closet acaba oferecendo muitos benefícios. Abaixo trazemos alguns deles:
1. Aproveitamento do espaço físico
A vantagem mais visível é a do aproveitamento do espaço. Como o closet no quarto é um projeto planejado personalizado, você pode contar com a ajuda de profissionais que descubram a melhor forma de aproveitar o ambiente: nichos, prateleiras, puxadores, gavetas, cabideiros, calceiros, sapateiras, tudo em um só lugar, de forma organizada.
2. Valorização das suas peças de roupas
Como o closet no quarto é planejado de acordo com a quantidade de coisas que você tem. Não existe mais a possibilidade de não ver aquela camisa há meses — ou até anos! Tudo fica visível, de fácil acesso e, o melhor de tudo: arejado. Nesse caso, suas coisas ficarão livres do mofo e daquele terrível “cheiro de coisa guardada” que todo mundo odeia.
3. Facilidade de encontrar as peças
Como tudo fica visível, você encontra o que está procurando muito mais rápido, além de poder compor looks e aproveitar melhor as suas peças, por estarem todas ali, disponíveis e aos seus olhos. Isso contribui muito com o consumo consciente de roupas, inclusive. Você elimina aquela sensação de que não tem nada e de que precisa sempre comprar algo novo.
4. Mais organização
A maior vantagem é, com certeza, a organização. Com um lugar específico para guardar suas coisas e para se trocar, a sua cama e o restante do quarto ficarão livres das roupas jogadas e sapatos espalhados.
5. Privacidade para se vestir
Com um espaço reservado para se vestir, você ganha privacidade nesse momento. Se o seu companheiro ou companheira está dormindo, por exemplo, você não o perturba quando estiver se trocando para sair logo cedo.
Sem incomodar o outro, você pode se vestir com mais calma e tranquilidade, uma situação quase que impensável quando se divide o quarto com outra pessoa.
6. Um imóvel com closet é mais valorizado
Vamos pensar lá na frente? Um imóvel com closet é, com certeza, mais interessante aos olhos de quem está querendo comprar uma casa. Então, como a valorização do bem é maior, vale muito o investimento para criar um closet bem-feito, principalmente se você considera revender sua casa um dia.