Hoje em dia, os ambientes integrados são praticamente um must have em residências de qualquer estilo, desde o rústico até o moderno. Isto porque as áreas sociais completamente abertas criam uma sensação de amplitude e oferecem uma circulação fluida e intuitiva. Portanto, a ideia de se utilizar móveis planejados pode ser aplicada tanto em casas grandes quanto em casas pequenas, assim como também funcionam muito bem em apartamentos.
Temos de concordar móveis planejados há muitas vantagens, mas certas medidas devem ser tomadas para otimizar o uso destes espaços, tornando-os mais funcionais e práticos. Neste caso, uma boa saída é apostar em móveis planejados sob medida, peças capazes de trazer mais flexibilidade e melhorar o dia-a-dia dentro do lar. Afinal, casas modernas devem estar sempre prontas para transformar as suas funções. Ora uma ambientação íntima e acolhedora para a família, ora espaços abertos e iluminados para receber os amigos.
1. Móveis Planejados -Painel para a televisão
Com o passar dos anos, os aparelhos televisores sofreram muitas mudanças, e hoje em dia uma das formas mais comuns de encontrá-los é na parede da sala de estar. No entanto, simplesmente instalar a TV na parede pode não resultar no efeito visual mais atraente de todos, e portanto é necessário planejar um suporte para acomodar a mesma.
2. Móveis Planejados – Nichos embutidos
Os nichos embutidos são praticamente uma peça-chave em ambientes integrados, principalmente quando o espaço é limitado. Podem ser embutidos na alvenaria, ou em uma caixa de gesso, assim como neste exemplo. Móveis planejados são uma alternativa às prateleiras, pois não desperdiça área útil da sala.
3. Aparador multiuso
Os aparadores também são elementos perfeitos para ambientes integrados, pois dependendo de como forem dispostos no layout, podem servir como delimitadores do espaço. Mas uma ideia melhor ainda é desenhar um aparador sob medida para atender dois ambientes ao mesmo tempo. Como na imagem a cima, o móvel funciona tanto como apoio para a sala de jantar quanto para o hall social. Além disso, seu desenho cria uma unidade visual entre os ambientes integrados.
4. Móveis planejados – Estante
As estantes são elementos que vão bem em qualquer ambiente, desde o quarto até o banheiro, afinal, são uma das melhores maneiras de manter a organização e acomodar a decoração em um cômodo. Em ambientes integrados, estas estruturas cumprem um papel ainda mais interessante, já que apresentam uma excelente maneira de dividir os espaços sem obstruir a visão. O desenho desta peça é tão atraente, pois conecta as suas duas partes a partir de uma prateleira superior, e ao mesmo tempo isola o acesso para as áreas íntimas.
5. Móveis planejados – Armários
É verdade que há muitas opções de armários prontos no mercado que podem cair muito bem dentro do seu lar, mas nada como utilizar os móveis planejados e planejar uma peça única e especial para as suas necessidades. Principalmente na cozinha ou sala de jantar, um armário feito sob medida pode trazer mais praticidade ao dia-a-dia, porque oferece os compartimentos exatos para acomodar os seus utensílios.
6. Uma bancada
7. Gabinetes
Como já mencionamos, os armários são elementos de suma importância em uma casa. Principalmente nas cozinhas, estas peças ajudam a otimizar o espaço e trazer mais praticidade e eficiência ao cotidiano. Em cozinhas pequenas, é interessante aproveitar toda a altura disponível, construindo armários até o teto. Para dar um aspecto mais leve e moderno, pode-se apostar em sistemas de abrir que dispensem fechos e puxadores.