Sabemos que a jornada de trabalho às vezes pode ser estressante e desgastante, e com este desgaste é comum que a produtividade diminua. Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas para manter e até aumentar a produtividade no decorrer do dia.
Para aumentar a produtividade é importante manter o colaborador focado e descansado, para isso os móveis corporativos devem ser escolhidos corretamente.
Mas antes de tudo é importante conhecer bem a demanda do escritório, conversar com os colaboradores, identificar os pontos que podem melhorar e os gargalos que podem ser evitados.
MAIS CONFORTO, MAIS PRODUTIVIDADE
Um colaborador confortável consegue manter o foco no trabalho, pois dessa forma ele não sente necessidade de levantar a todo momento e consegue desempenhar melhor o trabalho. Consequentemente você vai aumentar a produtividade.
Uma boa dica para manter os ânimos em alta é renovar o ambiente. Que tal apostar em uma pintura nova? Cores vivas ajudam a manter o bom humor e criatividade. Além de mais barato, é fácil de ser feito
ERGONOMIA PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE
Não podemos falar em aumentar a produtividade no escritório sem antes pensar na ergonomia. A ergonomia no modo geral são métodos utilizados para oferecer postura, conforto e segurança no ambiente de trabalho.
É uma ciência constituída por diversas disciplinas, tais como medicina no trabalho, engenharia, psicologia, design e biomecânica, entre outras.
Existem normas como a NR17 (estabelecida pelo Ministério do Trabalho) que definem regras sobre como deve ser a iluminação, os equipamentos e principalmente os móveis. Se estas regras forem seguidas, os benefícios são muitos:
- Aumento de produtividade em todas as áreas da sua empresa;
- Aumento da satisfação do trabalhador;
- Maior eficiência do funcionário;
- Aperfeiçoamento da qualidade técnica das pessoas e, consequentemente, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos;
- Redução de acidentes e doenças ocupacionais;
- Diminuição de desperdícios;
- Reorganização dos custos de produção;
Sendo assim, para aumentar a produtividade, a ergonomia deve ser observada em todos os móveis que compõem o escritório, como cadeiras, mesas, estantes e arquivos. Confira estas dicas importantes na hora de escolher os seguintes móveis:
CADEIRAS PARA ESCRITÓRIO
Normalmente uma pessoa que trabalha em escritório passa até 8h por dia sentado em frente ao computador. O uso prolongado de teclado ou mouse, assim como horas intensas em frente a tela, aliado a má postura, podem ser altamente prejudiciais e levar a dores musculares.
Sendo assim, para aumentar a produtividade, o ideal é encontrar cadeiras para escritório que atendem às exigências da NR17, para isso basta procurar por cadeiras com a certificação da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Isto significa escolher cadeiras que tenham os ajustes necessários que permitam que os joelhos fiquem em um ângulo de 90 graus em relação a cintura, deixem os pés totalmente apoiados no chão e os antebraços apoiados nos braços da cadeira, facilitando assim o uso do mouse.
MESAS PARA ESCRITÓRIO
Cada função exige um tipo ou tamanho diferente de mesa para escritório. Procure listar os itens que serão dispostos nesta mesa, por exemplo: computador, impressora, telefone, etc.
Independentemente do tamanho da mesa, saiba que ela deve possuir uma altura entre 54 cm e 74 cm. Mesas muito baixas podem causar inclinação no tronco e cifose lombar, resultando assim em dores nas costas e pescoço.
PRATELEIRAS E ARMÁRIOS
A organização fundamental para aumentar a produtividade! Afinal, conviver com a desorganização é complicado e faz com que percamos muito tempo procurando documentos ou ferramentas para realizar o trabalho.
Quando o objetivo é otimizar o espaço do escritório, invista em armários com gavetas ou portas. Eles são responsáveis por manter a organização. E se tiverem prateleiras, podem ser usados para colocar pastas, fichários e alguns objetos decorativos ou de acesso rápido.
GAVETEIROS
Assim como as prateleiras e armários os gaveteiros também ajudam na organização e otimização do trabalho. Porém são móveis de uso pessoal, geralmente apenas um colaborador por gaveteiro é recomendado. Dessa forma o espaço é reservado para que ele guarde os seus materiais utilizados diariamente e frequentemente.
.