Decorar um quarto infantil com móveis planejados é uma ótima opção. Mas essa missão exige muita atenção para que o ambiente fique confortável, seguro, e claro, transmita motivação e estimule a criatividade e o conhecimento dos pequenos.
Tudo isso, sem esquecer das cores, personagens e, inclusive, de uma boa mobília. Neste momento, é comum que muitos pais fiquem em dúvida. Afinal, como fazer a decoração do quarto infantil com móveis planejados? Para isso, você precisará considerar pontos importantes, como a qualidade do material e o modelo perfeito. Quer descobrir mais?
Faça um bom planejamento na hora de decorar um quarto infantil com móveis planejados
Antes mesmo de pensar na cartela de cores e nos objetos decorativos para a decoração do quarto infantil, é importante traçar um planejamento bem elaborado. Neste caso, você deverá estabelecer um orçamento e, a partir de então, identificar todas as necessidades do seu pequeno. A criança precisa de uma mesa de estudos ou de um guarda-roupas maior? Inclua todos os detalhes indispensáveis na sua lista!
Este também é o momento para você criar um cronograma e incluir os prazos de entrega e de montagem, caso tenha encomendado um móvel planejado. Assim, você evita imprevistos ou transtornos futuros.
Escolha as cores ideais para decoração do quarto infantil
Provavelmente, você conhece o antigo conceito de que rosa é para menina e azul para menino, certo? Desapegue dessa ideia! Atualmente, há diversas possibilidades de cores que podem deixar o quarto infantil muito gracioso.
Este é o caso do branco, bege e os tons claros de amarelo e verde, que são ótimos para criar um espaço clean e, ao mesmo tempo, bastante tranquilo. Está achando a combinação muito sem graça? Mantenha as cores neutras como pano de fundo e aposte em tonalidades mais intensas para os objetos decorativos ou alguns móveis.
Poltronas, escrivaninhas, cadeiras e, inclusive, uma única porta do guarda-roupa podem trazer uma cor diferente e vibrante, como o vermelho, o azul e o laranja. A vantagem de investir nos móveis planejados, é que você poderá adaptá-los de acordo com as suas preferências. Para levar um toque exclusivo de personalidade, considere também os gostos de cores da criança.
Caso você prefira um tom escuro para a mobília, aposte nas opções claras e suaves para os objetos decorativos. Assim, o cômodo ficará equilibrado, aconchegante e encantador!
Priorize a segurança do ambiente
Além de bela, a decoração do quarto infantil precisa ter uma característica fundamental: segurança. Para que os pequenos se sintam acolhidos e confortáveis você deverá pensar na funcionalidade do espaço. O primeiro passo é não exagerar. Inclua apenas móveis e objetos realmente úteis para manter a organização: nichos, prateleiras e baús são excelentes opções.
Neste momento, os móveis planejados fazem toda a diferença na decoração do quarto infantil! Isso porque, ao analisar, tirar as medidas e conhecer o espaço, você terá a oportunidade de adaptar a mobília, aproveitando cada centímetro disponível. Ou seja, você evita incluir móveis em excesso que possam prejudicar as brincadeiras ou atividades das crianças.
Na hora de projetar o espaço, fuja das peças pontudas, priorize os puxadores embutidos e o uso de portas com espelhos em metacrilato — uma opção mais resistente e segura de revestimento. Não faça economia e descarte materiais frágeis ou de vidro. Invista em móveis robustos e que resistam aos momentos de descontração.
Pesquise modelos inspiradores
Para acertar na escolha dos móveis planejados, que tal se inspirar um pouco? Pesquise por diferentes ambientes montados, conheça o trabalho de decoradores e arquitetos e visite variadas lojas. Também é importante entrar em contato com profissionais da área que possam dar dicas e orientar você nessa missão.
Uma forma prática de encontrar tendências, é checar sites e redes sociais específicos, como o Pinterest. No mercado, é possível encontrar modelos incríveis, pautados por estilos modernos, lúdicos ou minimalistas. Escolha o seu preferido!
Lembre-se de que a combinação precisa seguir a rotina da criança e da família. Há algumas ótimas opções para quem deseja reaproveitar o móvel, como berços ou camas que podem ser transformados em escrivaninhas. Fique por dentro!