O quarto de casal precisa ser confortável, aconchegante e expressar a personalidade do casal e das suas individualidades, essa é a receita para um quarto de casal perfeito.
Pode parecer uma tarefa simples, mas projetar quartos de casal pode ser um desafio, acomodar em um mesmo ambiente, gostos pessoais diferentes e necessidades diferentes, para conseguir criar um ambiente que atenda os momentos individuais e coletivos do casal com perfeição.
Quarto de Casal – Privacidade e Individualidade
O quarto de maneira geral é um lugar íntimo e de descanso, onde as pessoas podem se despir das máscaras sociais, do cansaço do dia-a-dia e se refugiar em um ambiente tranquilo e privativo.
Esse é justamente o maior desafio dos quartos de casal, criar um ambiente que ofereça privacidade e aconchego mesmo quando compartilhado entre o casal.
Como por exemplo, quando um quer dormir e o outro está sem sono e quer ler um livro, curtir uma música, assistir TV.
Conheço muitos casais que tem problemas sérios para conciliar suas atividades no quarto, discutem e brigam porque um acaba invadindo a privacidade do outro. E como o quarto é o nosso refugio, ele tem que propiciar essa sensação de pertencimento, de controle pessoal e obviamente de privacidade.
É preciso entender que a função principal do quarto é o descanso e todo o projeto tem que estar centrado em garantir que as pessoas consigam dormir bem e com qualidade.
Se não há consenso entre o casal sobre o horário em que a TV fica ligada o melhor é retirar a TV do quarto, manter a TV apenas na sala, assim quando uma pessoa quiser dormir e a outra quiser assistir TV, está que se dirija até a sala e não atrapalhe o sono do seu parceiro.
O mesmo vale para quem gosta de ler, mesmo com projetos que contemplam luminárias individuais de cada lado da cama, a luz atrapalha o sono, seja qual for sua intensidade.
É preferível reservar um canto mais afastado com uma poltrona e uma luminária direcional, deixando o abajur apenas como um apoio emergencial ao lado da cama.
Uma dica bacana é instalar uma luz de sinalização com sensor na altura da base da cama que se acende automaticamente quando alguém quer ir ao banheiro no meio da noite, sem precisar ligar a luz principal no rosto do seu parceiro.
Ideias como esta, que pode ser prevista lá no projeto de interiores do quarto de casal, pode garantir mais respeito à individualidade da pessoa que está dormindo e não quer ser perturbada durante o seu sono porque o seu parceiro acorda no meio da noite.
O espaço para acomodar as roupas e itens pessoais também tem que ser bem definido para não gerar conflitos posteriores. Por isso, é importante em projetos de quartos de casal pequenos utilizar soluções inteligentes de aproveitamento de espaço, utilizando, por exemplo, guarda-roupas de correr, nichos sob a cama para guardar sapatos, baús que servem como calçadeira e podem guardar a roupa de cama extra, colchas e almofadas decorativas.
Prever também como o quarto será utilizado durante o dia, se for um quarto com closet então está área pode ter espelhos e uma iluminação neutra e uniforme para facilitar a troca de roupas, se quarto não tem closet, é interessante que a luz principal do quarto seja neutra e uniforme, mas que também tenham luzes indiretas de cor quente para os momentos de descanso.