Uma tendência que veio para ficar quando o assunto é construção moderna é a sala de estar e jantar integradas. Esse conceito veio para agregar mais amplitude ao imóvel, além de proporcionar uma convivência mais intimista e agradável aos moradores e convidados da casa. Afinal, a hora de bater papo e a hora de comer raramente ficam separadas em um momento de descontração, você não acha?
Essa moda pegou tanto no Brasil que é raro, hoje em dia, vermos um projeto que tenham a sala de estar em um cômodo e a sala de jantar em outro. Com certeza você já deve ter se inspirado por aí, e ficou com aquela vontade de aderir, não é mesmo? Então, por que não conhecer ainda mais sobre as vantagens de se apostar em um ambiente integrado, as dicas úteis para decorar e ver fotos para ajudar a colocar essa ideia em prática?
Vantagens de integrar Sala de Estar e Jantar
Como já falamos acima, duas das maiores vantagens de ter uma sala de estar e jantar integradas é aumentar a sensação de espaço. Isso é muito importante atualmente, até por que os apartamentos e casas tem se tornado cada vez menores, para atender à alta demanda. Assim, aquele apê pequenino ganha uma nova cara e amplitude, simplesmente com a integração desses dois ambientes.
Outra vantagem é a comodidade que essa alteração no projeto proporciona. Isso acontece por que, de certa, forma esses dois cômodos se complementam. Facilitam a vida da família, que quer confraternizar ou passar um período do dia juntos, e ajudam em dias de festa, onde é preciso acomodar várias pessoas e manter um contato mesmo estando em “locais” diferentes.
Adotando esse estilo para sua casa, você verá que sua casa se tornou um lugar infinitamente mais “agregador”. As pessoas se sentirão mais à vontade durante um jantar, e você também, por proporcionar isso a sua família e amigos.
Especialistas em design de interiores classificam esse tipo de decor, como uma maneira de criar uma proposta menos formal e mais intimista. Além disso, é a saída ideal para quem deseja um ambiente mais ventilado e iluminado.
Dicas úteis para decorar Sala de Estar e Jantar integradas
No tópico anterior já evidenciamos um fator importante para a decoração desse tipo de sala integrada: harmonia. É comum pensar que você terá que delimitar espaço para cada sala, criando uma decoração diferente para a sala de jantar e para a sala de estar. Não. Pense em uma decoração única e que não seja muito sobrecarregada, já que esse ambiente será amplo e terá inúmeros elementos como móveis, objetos de composição e iluminação.
Procure investir em móveis e têxteis que ofereçam bastante conforto, físico e visual. A ideia neste caso é tentar ao máximo criar um ambiente leve e moderno, nada muito pesado, com muita informação. Isso vale também para as cores escolhidas. A paleta de cores para as paredes e também para itens de decoração, deve ser harmoniosa. Sala de estar e jantar integradas não combinam muito com tons escuros, pois é ideia é justamente deixar tudo clean e arejado. É possível apostar em tons iluminados e deixar estas duas salas bem confortáveis.
A iluminação é um ponto forte desse tipo de integração. Os decoradores sugerem um lustre em um dos ambientes e spots embutidos no outro. Assim o resultado fica com uma luz agradável a abundante, tomando todo o espaço integralmente.
Bom… que mais? Ah, não se esqueça de manter tudo organizado. Para o espaço de jantar, a ideia é investir em um armário sob medida, ou cristaleira bem bonita para o caso de precisar guardar itens de cozinha neles, como faqueiro, pratos e até toalhas de mesa. Essa dica funciona bem caso você não tenha espaço na cozinha, e também para tudo ficar mais à mão na hora de aprontar uma mesa decorada.